11 agosto 2006

Nosso Patrono: São Lucas


“Lucas, um sírio de Antioquia, médico de profissão, discípulo dos apóstolos, mais tarde seguiu Paulo até seu martírio. Serviu sem restrições o Senhor, nunca se casou, nem teve filhos. Morreu em Beócia, repleto do Espírito Santo.” (prólogo antimarcionita do Ev. De Lucas – século II).

A figura de São Lucas nos é apresentada em três notas das Cartas de São Paulo. Estas notas descrevem Lucas como um companheiro fiel de Paulo e nos revelam sua profissão: médico. Esta profissão nos faz acreditar que ele tenha dedicado muitos anos ao estudo, o que também podemos perceber através do Evangelho de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos, livros de sua autoria, escritos em um grego correto, cristalino, bonito e com vocabulário rico. Estas características levaram à Renovação Carismática Católica do Brasil a escolher o evangelista Lucas como patrono dos universitários.

Através do seu evangelho percebemos, ainda, a sensibilidade de Lucas que nos mostrou, como nenhum outro evangelista, a fisionomia humana de Cristo e sua atenção pelos menos favorecidos: órfãos, viúvas, prostitutas, desprezados, pecadores ...

Em seu evangelho encontramos ainda uma riqueza de detalhes sobre a anunciação e a natividade, que nos levam a acreditar que ele tenha conhecido pessoalmente Maria Santíssima. No prólogo de seu evangelho ele mesmo nos revela que fez uma acurada investigação antes de escrevê-lo.

Sua imagem é representada com um touro em seus pés, pois no livro de Ezequiel 1, 10-11 e em Apocalipse 4,2-7 temos a descrição de quatro seres animados, movidos pelo Espírito do Senhor, que estão sempre junto ao trono do Altíssimo. Segundo alguns exegetas, os quatro seres animados representam toda a Criação nos seus expoentes máximos. Lucas começa e termina o seu evangelho no Templo, onde eram imolados os TOUROS dos sacrifícios, substituídos por Jesus, o único e eterno sacrifício, daí a figura do TOURO. Santo Irineu apropriou essas figuras aos quatro Evangelistas, criando assim um simbolismo tradicionalmente aceito.

Nenhum comentário: