11 agosto 2006

Profissionais do Reino


Logo após o VI ENUCC, Encontro Nacional dos Universitários Católicos Carismáticos, em Bauru, o Coordenador Estadual do Ministério Universidades Renovadas, Bráulio Castilho, marcou uma reunião para os formados, no Mosteiro de São Bento. As pessoas que compareceram a reunião, Valéria, Regina e Marcelini, foram convidadas a apresentarem um momento cultural no I EEUCC, Encontro Estadual dos Universitários Católicos Carismáticos. Houve a encenação de uma peça teatral sobre o “11 de setembro” nos EUA, onde os Profissionais do Reino, pertencentes ao Pentágono, conseguiram fazer o Presidente Bush reconhecer seus erros e desistir de decretar guerra ao Iraque!!! E foi assim, com este sonho de paz, que, pela primeira vez, os profissionais se fizeram presentes.

O grupo de Profissionais continuou a se reunir, para discernir a vontade de Deus a seu respeito. Em maio de 2002, foi realizado o I Congresso Nacional dos Formados do Projeto Universidades Renovadas, em Belo Horizonte. Deste Congresso pode-se dizer que: O Senhor Jesus simplesmente nos amou, e muito, foi um banho de Amor!!! “

Depois de algum tempo, foi fundado o Primeiro GOP (Grupo de Oração de Profissionais) do Estado do Rio de Janeiro, que acontecia quinzenalmente, no Mosteiro de São Bento, marcado por momentos de grande graça e derramamento do Espírito Santo.
No VIII ENUCC, foi criada a Comissão Nacional dos Formados que, atualmente, chama-se: Comissão Nacional dos Profissionais do Reino. Esta Comissão é composta por representantes dos Estados do Rio de Janeiro (Valerinha), São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. No site do PUR foi aberto um link onde há informações sobre todas as reuniões e iniciativas da Comissão, assim como, os endereços de todas as atividades dos profissionais no Brasil. Foi criada também uma lista de discussão Nacional dos formados, cujo endereço é gpp@yahoogrupos.com.br.

A partir do IX ENUCC, em julho de 2004, surgiu uma nova geração de profissionais, que se uniu a anterior para organizar e impulsionar o trabalho na diocese do Rio, pois ainda não existia uma equipe estadual. Ao voltarem do Encontro, foi criada a lista purprofissionais-rj@yahoogrupos.com.br, que é um importante instrumento para promover a unidade entre os profissionais. Em Niterói, Armando fundou o 2º GOP do Estado do Rio de Janeiro, chamado São João Batista.

Em 2004, a Comissão Nacional organizou o II Encontro Nacional dos Profissionais, em Campinas - SP. Foi um momento onde nossa fé foi colocada à prova, pois 4 cariocas sofreram um sério acidente no caminho para o Encontro. Como Deus é fiel à sua Palavra: "Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus", Darle, Suzy, Janaína e Geizi reagiram com coragem e fé, dando testemunho do poder e da Providência Divina a nosso favor, naqueles momentos que, talvez, foram os mais difíceis de suas vidas.

Com a alegria do ENUCC de Maringá no coração, os profissionais participaram, no dia 1º. de agosto de 2004, do pós- ENUCC, onde foi aberto um momento para eles se reunirem. O fruto deste Encontro foi a criação de um encontro mensal, que teve inicio em dezembro de 2004. Estes encontros se baseiam em momentos de oração, formação, pregação e partilha.

Em 2006, impulsionados pela força do Espírito Santo, sentiram em seus corações a necessidade de organizarem grupos de partilha semanais, por regiões, para fortalecer, em comunidade, a caminhada enquanto Profissionais do Reino. Nasceram o Jacapur, em Jacarepaguá; o GPP-Sul, no Largo do Machado e o GPP - Pilares.

O mais lindo é sermos universitários e profissionais, nesta grande família que é o Ministério Universidades Renovadas. Somos fruto de um mesmo sonho, de um mesmo ideal, de uma mesma alegria. Vocacionados a ser, no mundo, Sal e Luz!! Somos profissionais do Reino porque queremos proclamar com todas as forças os valores do Reino, em palavras e ações. Somos profissionais em construção, construindo a Civilização do Amor, Renovados e em Renovação. Ser profissional do Reino é tarefa para uma vida inteira, onde, enfim, no colo do Pai, poderemos descansar !!!

Nenhum comentário: