11 agosto 2006

A História do MUR no Rio de Janeiro


É por graça e para a glória de Deus que Ministério Universidades Renovadas está crescendo no Estado do Rio de Janeiro, inspirando-se em Is 26,15: "Aumentai a nação, Senhor, aumentai a nação, manifestai vossa grandeza, e dilatai as fronteiras da nação."

A nossa história iniciou-se em julho de 1996, quando três universitários aceitaram o convite para participarem do I ENUCC, na PUC de Belo Horizonte. Ao retornarem, fundaram, em 19 de agosto de 1996, no Centro de Ciências e Saúde (CCS), na UFRJ, Ilha do Fundão, o 1º Grupo de Oração Universitário (GOU) do estado. Eles foram três sementes plantadas no Rio de Janeiro.
Um ano se passou e o II ENUCC no CEFET de Belo Horizonte, contou com a presença de 14 cariocas, dentre eles: Cristiane Lucena (PUC - 1ª Coordenadora Estadual), Serjão (UFF - Ex-Vice-Coordenador Estadual), Lívia (UFRJ - 1ª Coordenadora do Ministério de Música) e Emmanuel (UERJ).

Motivados pelo II ENUCC, Cristiane Lucena fundou o 2º GOU do estado, o GOU Adonai, em agosto de 1997, na PUC do Rio (Gávea); e, no ano seguinte, Sérgio fundou o 3º GOU do estado, no campus do Valonguinho da UFF, em Niterói.

O III ENUCC em Presidente Prudente, São Paulo, contou com a presença de vários universitários. Os cariocas foram na caravana dos capixabas; pois estes fecharam um ônibus e passaram pelo Rio. Mais GOUs foram formados. Neste ano, foi realizado o 1º trabalho do Ministério no estado: organizou-se, juntamente com o Espírito Santo, um Encontro Regional realizado em outubro, no Convento Carmelita, no Campinho. Em outubro de 1998, formou-se um núcleo composto pelas pessoas que trabalharam no 1º Regional.

Em novembro de 1998, Cristiane Lucena assumiu a Coordenação Estadual. Esta estrutura originada do crescimento do ministério e da realidade de uma difícil evangelização no meio universitário onde a valorização excessiva da razão e da inteligência humana são grandes espinhos que sufocam o desenvolvimento da fé e da sabedoria divina no homem.

O MUR não parou mais de crescer, e sob a coordenação de Bráulio Castilho, o trabalho evangelizador foi impulsionado através das Experiências de Oração Universitárias e dos dois primeiros EEUCCs (Encontros Estaduais dos Universitários Católicos Carismáticos); além da Ação Solidária, do Arraia do Seu Lucas e das caminhadas de férias.

Nos 5 anos seguintes, o MUR se expandiu por 8 das 10 dioceses do Estado do Rio de Janeiro, chegando ao número de 40 GOUs. As coordenações diocesanas foram se organizando e aconteceram Experiências de Oração Diocesanas em Campos, Nova Friburgo, Rezende e Seropédica.

Em 2005, Carlos Alberto (Carlão) e Ediwiges assumem a coordenação estadual, dando um grande impulso para uma maior integração entre as dioceses e para uma maior integração do Universidades Renovadas com os outros Ministérios da Renovação Carismática.

Nenhum comentário: